Conheça os eixos que serão discutidos na VI Conferência Municipal de Cultura

28 de maio de 2023

Com vistas à formulação das políticas culturais públicas, a sexta edição da Conferência Municipal de Cultura, marcada para iniciar às 19 horas desta sexta-feira, 25, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e prosseguir até sábado, das 8h às 20h, abordará seis eixos temáticos dos quais serão selecionadas proposições para o Plano Nacional de Cultura. Aqueles interessados em participar devem completar o processo de credenciamento por meio do formulário disponibilizado aqui.

Durante o evento, os participantes optarão por um dos eixos e se envolverão em discussões acerca das propostas a serem apresentadas. Para cada eixo, serão selecionadas de duas a três propostas que serão encaminhadas à Plenária Final. Nessa etapa, duas propostas por eixo serão escolhidas para avançar à V Conferência Estadual. Ao final da Plenária da VI Conferência de Cultura, até 12 propostas por eixo e até duas de prioridade livre serão eleitas, totalizando um máximo de 14 propostas.

Eixos de Discussão:

Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura

Este eixo propõe aprofundar as discussões para o fortalecimento da institucionalização das políticas culturais, delineando programas e ações que contribuam para a consolidação de uma política cultural sistêmica.

Eixo 2 - Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social

Fomento à descentralização da política cultural, garantia plena de acesso às artes e à cultura. A valorização das periferias, culturas e tradições comunitárias visa promover a equidade no acesso. Estimulará a formação de instâncias consultivas nas localidades, além de construir formas de envolvimento da sociedade civil, ampliando o diálogo com agentes culturais e incentivando o protagonismo dos trabalhadores da cultura na economia criativa.

Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória

Este eixo visa assegurar o direito à memória, ao patrimônio e aos museus, reconhecendo a contribuição das vozes populares na formulação de uma agenda política compartilhada entre instituições, comunidades e grupos, com o objetivo de valorizar a diversidade étnica, regional e socioeconômica, incorporando narrativas negligenciadas e aspectos sensíveis da história nacional, bem como bens culturais menos conhecidos.

Eixo 4 - Diversidade Cultural e Intersetorialidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural

Neste eixo, propõe-se a criação de mecanismos para reconhecer a diversidade das expressões culturais, promover e valorizar as identidades dos territórios culturais brasileiros. Além disso, aborda a importância de lidar com a diversidade, enfrentando questões como o racismo, a LGBTQIA+ fobia, a violência contra a população negra, povos indígenas e outras formas de discriminação.

Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade

Ampliação do papel da cultura no desenvolvimento socioeconômico e garantia das condições necessárias para o estabelecimento da economia criativa, promovendo estratégias de sustentabilidade para o setor cultural.

Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais

Este eixo estimula diálogos e reflexões conjuntas sobre o papel diversificado das artes, suas práticas, territórios e agentes, bem como o acesso às linguagens artísticas e digitais para fortalecer a democracia na contemporaneidade. Também examina o papel do estado brasileiro na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento das redes produtivas das artes no país.

De acordo com a Redação FCP/Palmas | Publicado em 24 de agosto de 2023 às 14:04

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *